Professor (es): Celia Maria dos Santos e Djacy Mangueira de Almeida
Modalidade: Aperfeiçoamento
Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos de Agenciamento turístico, principalmente em relação ao turismo receptivo, visando a capacitação para receber os turistas em diversas situações e eventos. Conhecer os procedimentos operacionais básicos nos processos de comercialização de produtos turísticos, conhecer os produtos turísticos, identificar a demanda e adequá-la à segmentação do mercado.
Carga Horária: 120 horas
Dias da semana: período manhã e tarde – 2ª/3ª/4ª e 5ª feiras.
Horário: 9h00-12h00 ou das 14h00 às 17h00
Atuação no Mercado de Trabalho: Visa contribuir para a formação de profissionais aptos a receber os turistas que deverão participar dos eventos que se anunciam a partir do próximo ano como a Copa das Confederações de Futebol (2013), a Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa do Mundo de Futebol (2014), além de outros grandes eventos programados anualmente no Brasil. O aluno aprenderá a utilizar os conceitos de Agenciamento turístico, a influência da tecnologia da informação neste setor, além de entrar em contato com a situação do mercado atual; Profissionais que atuam em agências de turismo, estudantes do ensino médio e outros que tenham interesse em ingressar neste setor.
Pré-requisito: ensino médio
Mínimo de idade: 18 anos
Escolaridade e Público Alvo: Ensino médio; profissionais vinculados às áreas de transportes e agenciamento.
Proposta Metodológica: O curso aborda aulas teóricas com exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula. As aulas serão expositivas e deverão ser desenvolvidos trabalhos individuais e em grupos: seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, demonstrações, dinâmicas de grupo, exercícios. Serão utilizados recursos didáticos como quadro e giz, lousa branca e recursos audiovisuais como datashow, tv, vídeo, aparelho de som, etc.
Conteúdo Programático:
1. Agências de Turismo: abordagem teórica
1.1 Tipologia
1.1.1 Agências de Viagens
1.1.2 Operadoras
2. Funções das Agências de Turismo
2.1. Intermediação
2.2. Consultoria
2.3. Organização e Planejamento de Viagens
2.3.1 Elaboração de roteiros - noções
3. Glossário de termos técnicos
4. Relação das agências de Turismo com o transporte aéreo
4.1 Ações geradas no segmento do transporte aéreo e seus reflexos no mercado de Agências e Turismo
5. Tecnologia da Informação e o Turismo
5.1. Sistemas de Informação – GDS/CRS/BSP
5.2 Ferramentas e Back Office
6. Agências de Viagens - Receptivo
7. Atendimento e fidelização de clientes
Certificação: Nasce & Tece
Observação: Será conferido ao aluno que tiver frequência pelo menos em 80% do curso.
|