Professor(s): Ms. Juliane Adne Mesa Corradi
Objetivo: Discutir o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como forma de inserção da pessoa surda na sociedade contemporânea, contribuindo com a acessibilidade no âmbito escolar, com ênfase aos recursos pedagógicos e procedimentos didáticos que possam contribuir com a construção do conhecimento destes alunos de forma significativa.
-Carga Horária: 40 horas
-Dias da semana: sábados
-Horário: 9h00 às 12h00 ou das 9h00 às 17h00
Atuação no Mercado de Trabalho: O aluno ao término do curso poderá utilizar diversos recursos pedagógicos e procedimentos específicos para viabilizar a acessibilidade de pessoas surdas no âmbito escolar, valendo-se de um vocabulário básico da LIBRAS.
Pré-requisito:
Mínimo de idade: 50 anos
Escolaridade e Público Alvo: professores, estudantes universitários das áreas de Educação e Letras, assim como interessados na construção do conhecimento de pessoas surdas por meio da LIBRAS.
Proposta Metodológica: as aulas caracterizam-se como teóricas e práticas, com uso de recursos multimídia (datashow e áudio), uma vez que os conteúdos voltados para as oficinas e recursos didáticos são visuais e dinâmicos.
As aulas serão expositivas dialogadas, com leitura e discussão de textos, estudos dirigidos, projeção de vídeos e filmes, exibição de materiais didáticos voltados para a educação de surdos, oficinas práticas da LIBRAS (apostila com sinais) com o uso de imagens e vídeos interativos.
Conteúdo Programático:
- Noções sobre os surdos e a surdez
- Fisiologia da audição e níveis de perda auditiva: surdez pré-linguística e pós-linguística
- História da Educação dos surdos
- Contextualização e marcos histórico-sociais: congresso da França e de Milão
- Personalidades e precursores
- Filosofias educacionais
- Oralismo
- Comunicação Total
- Bilinguismo
- Língua Brasileira de Sinais
- Oficialização no Brasil e obrigatoriedade nos cursos de licenciatura
- Regulamentação da profissão de Intérprete em Língua Brasileira de Sinais
- Características e gramática
- Acessibilidade e inclusão de surdos
- Decreto 5626/2005
- Postura, intervenção e avaliação
- Estratégias e recursos de ensino-aprendizagem
- Oficina da LIBRAS
- Vocabulário básico: alfabeto, numerais, saudações e cumprimentos, animais, cores, educação
- Formação de frases em LIBRAS
Certificação: Nasce& Tece .
Observação :Será conferido ao aluno que tiver frequência pelo menos em 80% do curso.
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