I
Nasce & Tece Reengenharia Educacional
Av. Paulista, 1471 Conjunto 306
CEP: 01311-200
Telefone: (11) 3262-5452
 
 
QUEM SOMOS
EQUIPE
PARCEIROS
CRECHE
PROJETOS
RÁDIO WEB
NASCE E TECE NA TV
EDITORA INTERLINKS
CURSOS
INSCREVA-SE
VIDEOS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
 
CURSOS   Escolher outra categoria de curso:
 
As metodologias de ensino: representações na teoria e na prática

Professor(s): Elvira Patelli

O curso objetiva contribuir para uma compreensão mais ampla do processo das construções dos conteúdos da Educação Básica levando em conta o desenvolvimento vivido, percebido e concebido da aluna e do aluno da Educação Infantil e do Ensino fundamental.

-Carga Horária: 60 horas
-Dias da semana: 2ªs. e 4ªs. ou 3ªs. e 5ªs
-Horário: 14:00 – 18:00 horas.

Atuação no Mercado de Trabalho: Ao término do curso o aluno terá ampliadas suas condições de atuação/visão interdisciplinar das metodologias das disciplinas da Educação Básica, a partir da compreensão teórica e prática das representações infantis sobre o tempo e o espaço e suas diferentes linguagens.

Pré-requisito: atuação na área pedagógica como profissional, estudante ou pessoas interessadas no assunto. 
Escolaridade e Público Alvo: O curso destina-se a professores, alunos de graduação, pessoas interessadas

Proposta Metodológica: Os encontros, de quatro horas cada um, serão mesclados de teoria e prática, com inclusão comparativa de relato de experiências, debates, estudos dirigidos, aulas expositivas, pesquisas, oficinas, exercícios, etc. Aos recursos tecnológicos, como suportes didáticos, serão somados giz, lousa, pincéis hidrográficos, etc. O desenvolvimento das aulas estimulará a participação individual, os trabalhos em grupo, bem como o processo de análise reflexiva sobre a teoria e a prática do processo educacional e do desenvolvimento infantil.

Conteúdo Programático: Será organizado em módulos e unidades didáticas, conforme segue:

  • Módulo I:

A história da conduta metodológica: da teoria do homúnculo à visão construtivista do conhecimento – visão geral

Unidade didática: 1. A representação do conhecimento infantil: do vivido, ao percebido e ao concebido: O suporte teórico construtivista: Piaget, Vygotsky, Wallon, Morin, Bronfenbrenner

Unidade didática: 2. O protagonismo em educação = descoberta e construção como resultantes da relação entre alunos e professores

  • Módulo II:

O olhar interdisciplinar: história, definição e conceito

Unidade didática: 1. O tratamento interdisciplinar do conteúdo escolar: o aluno ou a disciplina no centro?

  • Módulo III:

A criança imersa no mundo dos signos: letras e números como construções simultâneas

Unidade didática: 1. Letras e números: construção ou dádiva?

Unidade didática: 2. Alfabetização: convivência e significado das letras 

Unidade didática: 3. Para que servem os números

  • Módulo IV:

Do tatu bola até a informática, ou seja: da ciência vivida ao conhecimento científico

Unidade didática: 1. O conteúdo de ciências na educação básica

  • Módulo V:  

As relações da História e da Geografia com o tempo e o espaço de cada um

Unidade didática: 1. O mundo da História

Unidade didática: 2. O mundo da Geografia

Unidade didática: 3. A História e a Geografia nos espaços da criança

  • Módulo VI:

O corpo fala, o rabisco e o desenho também.

Unidade didática: 1. Situando a Arte e a Educação Física na sociedade e na escola

Unidade didática: 2. Arte e Expressão corporal como linguagens significativas do vivido, percebido e concebido 

  • Módulo VII:

Oficina integrativa: reflexão crítica sobre os materiais pedagógicos disponíveis no mercado e troca de experiências.

 
Certificação: Nasce& Tece. 

Observação: Será conferido ao aluno que tiver frequência mínima de 80% no curso. 

 
 

 
 
Powered by FUTURAWEB Paulista, 1471 - Conj. 306 - CEP: 01311-200 - São Paulo (11) 3262-5452
Nasce e TeceCopyright © 2013 - Todos os direitos reservados