Professor(s): Elvira Patelli
O curso objetiva contribuir para uma compreensão mais ampla do processo das construções dos conteúdos da Educação Básica levando em conta o desenvolvimento vivido, percebido e concebido da aluna e do aluno da Educação Infantil e do Ensino fundamental.
-Carga Horária: 60 horas
-Dias da semana: 2ªs. e 4ªs. ou 3ªs. e 5ªs
-Horário: 14:00 – 18:00 horas.
Atuação no Mercado de Trabalho: Ao término do curso o aluno terá ampliadas suas condições de atuação/visão interdisciplinar das metodologias das disciplinas da Educação Básica, a partir da compreensão teórica e prática das representações infantis sobre o tempo e o espaço e suas diferentes linguagens.
Pré-requisito: atuação na área pedagógica como profissional, estudante ou pessoas interessadas no assunto.
Escolaridade e Público Alvo: O curso destina-se a professores, alunos de graduação, pessoas interessadas
Proposta Metodológica: Os encontros, de quatro horas cada um, serão mesclados de teoria e prática, com inclusão comparativa de relato de experiências, debates, estudos dirigidos, aulas expositivas, pesquisas, oficinas, exercícios, etc. Aos recursos tecnológicos, como suportes didáticos, serão somados giz, lousa, pincéis hidrográficos, etc. O desenvolvimento das aulas estimulará a participação individual, os trabalhos em grupo, bem como o processo de análise reflexiva sobre a teoria e a prática do processo educacional e do desenvolvimento infantil.
Conteúdo Programático: Será organizado em módulos e unidades didáticas, conforme segue:
A história da conduta metodológica: da teoria do homúnculo à visão construtivista do conhecimento – visão geral
Unidade didática: 1. A representação do conhecimento infantil: do vivido, ao percebido e ao concebido: O suporte teórico construtivista: Piaget, Vygotsky, Wallon, Morin, Bronfenbrenner
Unidade didática: 2. O protagonismo em educação = descoberta e construção como resultantes da relação entre alunos e professores
O olhar interdisciplinar: história, definição e conceito
Unidade didática: 1. O tratamento interdisciplinar do conteúdo escolar: o aluno ou a disciplina no centro?
A criança imersa no mundo dos signos: letras e números como construções simultâneas
Unidade didática: 1. Letras e números: construção ou dádiva?
Unidade didática: 2. Alfabetização: convivência e significado das letras
Unidade didática: 3. Para que servem os números
Do tatu bola até a informática, ou seja: da ciência vivida ao conhecimento científico
Unidade didática: 1. O conteúdo de ciências na educação básica
As relações da História e da Geografia com o tempo e o espaço de cada um
Unidade didática: 1. O mundo da História
Unidade didática: 2. O mundo da Geografia
Unidade didática: 3. A História e a Geografia nos espaços da criança
O corpo fala, o rabisco e o desenho também.
Unidade didática: 1. Situando a Arte e a Educação Física na sociedade e na escola
Unidade didática: 2. Arte e Expressão corporal como linguagens significativas do vivido, percebido e concebido
Oficina integrativa: reflexão crítica sobre os materiais pedagógicos disponíveis no mercado e troca de experiências.
Certificação: Nasce& Tece.
Observação: Será conferido ao aluno que tiver frequência mínima de 80% no curso. |