Na busca do redimensionamento da imagem comumente veiculada do pedagogo, a autora propõe nesta obra novas perspectivas comunicacionais e de marketing pessoal deste “profissional”, auxiliando assim os jovens estudantes e outros educadores da área.
A imagem do pedagogo adquire uma feição determinante para o sucesso no percurso que terá pela frente, as situações inesperadas que irá encarar, os fatos e experiências que enfrentará. A autora revela uma desenvoltura polida nas décadas de dedicação “profissional” – desde a década de 1960 – expondo com clareza as conexões e os sentidos entre as experiências pessoais, profissionais e institucionais, em uma relação dialética da “ciência-existência”.
Propondo a criação de sinergias e a criatividade para deslindas os desafios cotidianos, a autora aconselha, relembra casos pessoais para desmontar como resolver problemas, mas sem nunca deixar de lado o aperfeiçoamento da sua imagem, visando valorizar uma “profissão” (ainda não regulamentada), responsável pela formação de todos os demais profissionais, a do Pedagogo.